Blog

  • Cuidados com a pele para as diferentes fases da vida

    pele-cuidados

     

    A aparência da pele é motivo de preocupação para muitas pessoas, afinal de contas só temos uma e o que fazemos com ela hoje define como ela ficará amanhã. Por isso, é importante manter alguns cuidados para ela ter um aspecto jovem e bonito por mais tempo.

    O processo de envelhecimento da pele é – obviamente – natural e ocorre devido aos desgastes físicos e a redução da produção de hormônios e outras substâncias. Fatores como radiação ultravioleta, poluição, tabagismo, hábitos alimentares, uso de álcool e outros, doenças dermatológicas e estilo de vida também influenciam nesse processo.

    Esses aspectos fazem com que a pele vá perdendo, aos poucos, suas propriedades, gerando sinais de envelhecimento, flacidez, fadiga cutânea, rugas e perda do contorno original do rosto. Fazer limpeza de pele periodicamente e passar o protetor solar diariamente são cuidados que devem ser tomados em qualquer idade, porém alguns cuidados são específicos para cada fase da vida. Preparamos algumas dicas de como cuidar da pele em cada uma delas, confira.

    20 anos
    Nessa fase da vida, normalmente, as peles são mais oleosas ou mistas. Os poros estão mais dilatados e há uma grande produção de sebo, o que causa mais acnes. Nessa fase é muito importante usar protetor solar e realizar a limpeza da pele. Uma esfoliação semanal ou quinzenal também é recomendada. Manter a pele hidratada é essencial para manter o aspecto saudável, por isso beba bastante água e utilize cremes hidratantes. Se sua pele for muito oleosa use sérum ou gel para hidratação.

    30 anos
    Com mais tempo de exposição solar a pele começa a apresentar algumas manchinhas. Além disso, as rugas finas começam a aparecer – os famosos pés-de-galinha. O Botox (toxina botulínica) pode ser uma boa opção para tratar e prevenir a piora dessas marcas. Nessa fase é importante realizar hidratação com renovação celular suave e creme para a área dos olhos. Esfoliações são recomendadas, junto com tônicos para complementar a limpeza e clareadores para as manchas. Para evitar o aparecimento de rugas você pode fazer tratamentos com ácido retinóico e glifólico que estimulam a produção de colágeno.

    40 anos
    Nessa idade começa a aumentar a flacidez da pele, comprometendo seu aspecto jovem. As rugas ao redor dos olhos começam a ficar bem mais visíveis e sinais de expressão já costumam a aparecer na testa e sobrancelhas. Manchas também podem ficar mais evidentes. Os cremes com propriedades anti-idade já se tornam obrigatórios nessa fase. Cremes para a área dos olhos também se tornam cada vez mais necessários. Se sua pele for muito branca o uso de clareadores também será fundamental, pois conforme vai se aproximando dos 50 anos as manchas podem aparecer mais e mais. As marcas de expressão também podem ser reduzidas, nessa fase, com Botox.

    50 anos
    Nessa idade a pele tem a tendência de ficar mais sensível, fina e seca. É nela também que os cuidados (ou não) que você teve com a pele e seu corpo, ao longo da vida, começam a aparecer de forma mais evidente. Cremes anti-idade e clareadores seguem sendo recomendados. Para os cremes de tratamento diário é recomendado que tenham um alto poder de hidratação como a Vitamina C, extrato de café verde e isoflavonas de soja. Os ácidos glicólico e retinóico também devem ser usados para promover a renovação celular. Outro tratamento possível para essa fase é a reposição hormonal, que recupera boa parte do vigor da pele. O botox também segue sendo recomendada para essa fase, além de peelings médios e profundos, luz pulsada, infravermelho e radiofrequência.

    60 anos
    Ao chegar nessa fase a pele já está bem marcada pela idade, é comum o surgimento de rugas profundas, flacidez intensa, pele mais fina, papada proeminente, manchas muito aparentes, excesso de pele nas pálpebras e vasinhos à vista. É essencial passar a utilizar cosméticos que tenham em sua fórmula substância preenchedoras, como o ácido hialurônico, por exemplo, que ajuda na produção de substâncias que dão tônus e elasticidade a pele.

    O protetor solar deve ser passado com mais frequência nessa idade, pois a pele conta com menos proteções. A higiene diária de ser feita com sabonetes líquidos suaves, para evitar um maior ressecamento da pele. O Botox segue sendo recomendado para tratar as rugas, além dos procedimentos já citados no item anterior. O Laser de Erbium ou CO2 pode ser uma boa opção para estimular a síntese de colágeno e atenuar rugas. Já o uso de preenchedores pode ser usado para melhorar o sulco nasolabial e as bochechas.

    Outras dicas
    Além dos cuidados e procedimentos citados acima, cirurgias plásticas também são uma boa opção para quem quer reduzir as marcas da idade na pele. Cada caso precisa ser avaliado com um médico para entender quais são os objetivos e expectativas da paciente e quais procedimentos são recomendados e os resultados possíveis.

    Se deseja saber mais sobre aplicação de botox, cirurgia plástica ou outros procedimentos para reduzir as marcas da idade, entre em contato pelo telefone (51) 3222-6939 ou pelo WhatsApp (51) 999-156-232.