Blog

  • Abdominoplastia e exercícios físicos: quando voltar?

    runner

     

    Realizada para melhorar o aspecto da barriga, a abdominoplastia é uma cirurgia plástica que remodela o contorno da região e diminui a flacidez da pele. É executada, muitas vezes, após um processo de perda de peso ou gravidez. Praticar exercícios físicos ajuda a manter a pele e a musculatura em plena forma e melhorar os resultados do procedimento, entretanto é necessário ter alguns cuidados e aguardar o processo de recuperação.

    A cirurgia consiste na retirada da pele em excesso e a eliminação da gordura (se for o caso) da parte média e baixa do ventre. Além disso, age para reforçar os músculos abdominais, aproximando novamente os que foram afastados devido à gestação ou fraqueza dos tecidos.

    Após o procedimento, é necessário que o paciente fique em repouso das atividades físicas e não faça movimentos bruscos e amplos. A contração abdominal também precisa ser controlada. Também são necessários cuidados na hora de dormir, o ideal é colocar um travesseiro sob as pernas e ter as costas mais elevadas.

    Praticar exercícios pode ajudar na recuperação e ainda melhorar o resultado da cirurgia. Entretanto é preciso esperar o tempo necessário para que não haja complicações. Nos primeiros 15 dias não se deve forçar a musculatura e o repouso é recomendado. Depois desse período, pode-se começar com pequenos passeios, aumentando o ritmo progressivamente. Isso só deve ser realizado se a atividade física não causar desconforto. Outros tipos de atividades não são recomendados nas primeiras semanas.

    Com a retirada dos pontos, depois de 4 a 6 semanas, a prática de atividades físicas pode ser retomada. No entanto, esse processo também deve ser gradual. Assim o corpo pode se readaptar ao ritmo habitual sem causar desconfortos. É necessário destacar que essas são orientações gerais, cada paciente deve debater com seu médico as especificidades e o processo de recuperação da sua cirurgia.

    Ficou com alguma dúvida? Entre em contato pelo telefone (51) 3222-6939 ou pelo WhatsApp (51) 999-156-232 para agendar a sua consulta.