• Cirurgia Bariátrica contribui para a qualidade de vida

barriga

A cirurgia bariátrica, conhecida como redução de estômago ou Gastroplastia, é muito pedida por questões de estética. A cirurgia tem como objetivo reduzir a capacidade de o organismo absorver os nutrientes da dieta, resultando assim no emagrecimento rápido. O que muitas pessoas não sabem é que este procedimento por melhorar e muito a qualidade de vida!
    Em pessoas obesas, a cirurgia bariátrica pode ajudar a prevenir o desenvolvimento da diabetes tipo 2. Estudos apontam que o procedimento provoca alterações na flora intestinal, aumentando a proporção de bactérias do bem, as bactérias que ajudam a emagrecer e a controlar doenças metabólicas.

Ou seja, além da perda de peso a cirurgia também conquista resultados positivos para a saúde do paciente, melhorando o metabolismo da glicose e das gorduras. Esta modificação no corpo estimula o controla da diabetes tipo 2, no controle da hipertensão, dislipidemia e da apneia do sono.
    Para realizar a cirurgia não existe restrições quanto à idade e sim quanto ao peso. Todos os pacientes com IMC maior que 40 kg/m2 têm indicação cirúrgica independentemente da existência de doenças associadas. São os pacientes considerados obesos mórbidos. Neste grupo, o tratamento cirúrgico é muito superior ao clínico (dietas, supressores de apetite etc.). Os pacientes com IMC entre 35 e 40 kg/m2, que apresentarem doenças associadas à obesidade (comorbidades), também poderão ser operados.

Mas lembre-se, a qualidade de vida muda, porém os hábitos precisam mudar também! A alimentação do paciente passará por uma transformação, a reeducação alimentar é fundamental!
    Outro detalhe muito importante, a cirurgia colabora com o emagrecimento, mas a atividade física torna-se indispensável para o paciente. Movimente-se, sempre respeitando os limites do seu corpo, não tenha pressa para obter os resultados e sim determinação!