Blog

  • Cirurgia Plástica pode ser deduzida do Imposto de Renda?

    woman-looking-over-financial-papers_vfz7ec

     

    Muitas pessoas têm dúvidas se a cirurgia plástica pode ou não ser deduzida do Imposto de Renda. A resposta é positiva, podem ser subtraídas na declaração as despesas médicas comprovadas, independentemente da especialidade, inclusive as relativas à realização de cirurgia plástica, reparadora ou não, com a finalidade de prevenir, manter ou recuperar a saúde, física ou mental, do paciente. Entretanto é preciso estar atento as condições.

    As despesas médicas ou de hospitalização que podem ser subtraídas limitam-se aos pagamentos efetuados pelo contribuinte para o seu próprio tratamento ou o de seus dependentes. Além disso, gastos com prótese de silicone, por exemplo, não são dedutíveis. Esse tipo de despesa só pode ser descontada quando o valor integrar a conta emitida pela clínica ou hospital e for referente a uma despesa médica dedutível.

    Para realizar a subtração dessas despesas é necessário especificar os pagamentos, informados na ficha Pagamentos Efetuados da Declaração de Ajuste Anual, e comprovados, quando requisitados, com documentos originais que indiquem o nome, endereço e número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) de quem os recebeu. Na falta da documentação, a comprovação pode ser feita com a indicação do cheque nominativo com que foi efetuado o pagamento. Despesas médicas ou de hospitalização realizadas no exterior também são dedutíveis, desde que devidamente comprovadas.

    Algumas despesas não podem ser deduzidas, como aquelas cobertas pelo plano ou seguro saúde, que foram reembolsadas, despesas referentes a acompanhante, gastos com medicamentos (exceto se estiver em conta hospitalar) e com passagem e hospedagem no Brasil ou no exterior para fins de tratamento médico.

    Ficou interessado em realizar uma cirurgia plástica? Entre em contato pelo telefone (51) 3222-6939 ou pelo WhatsApp (51) 999-156-232 para agendar a sua consulta.