Blog

  • Cirurgia plástica pós-parto: o que você precisa saber

    OF8OTN0

     

    A gravidez tão sonhada e desejada por muitas mulheres pode ser também um momento crítico para a autoestima da nova mamãe. Durante a gestação, é natural que o corpo se adapte para receber da melhor forma essa vida que surge. Mas com tantas mudanças podem vir alguns quilos a mais e uma certa flacidez na pele de regiões como a barriga e os seios depois que o bebê nasce. Nem todas as mulheres lidam bem com essas novidades. Uma, mas não a única, saída para recuperar o corpo de antes da gestação é recorrer à cirurgia plástica.

    Se você decidiu passar por algum procedimento, o próximo passo é definir quanto tempo esperar. Pesquisas apontam que o ideal é fazer a operação de 6 a 12 meses depois do parto. Afinal, antes desse período, o inchaço e as alterações hormonais naturais da gestação ainda estão em vigor. O prazo varia se a mãe está amamentando ou não especialmente em casos de operações mamárias, uma vez que os seios ainda estão aumentados pela produção de leite.

    As cirurgias plásticas mais procuradas pelas mulheres após a gravidez são mamoplastia – para aumentar, diminuir ou levantar os seios –, lipoaspiração e abdominoplastia. No caso de procedimentos das mamas, é essencial que a mãe tenha auxílio com os cuidados da criança, já que, após operação, ela não poderá segurar peso por 30 dias. Para a abdominoplastia, não se deve remover pele da barriga no fechamento da cesariana. O tempo de retração do tecido deve ser respeitado e, só então, se for necessário, o excedente pode ser retirado.

    Cabe ressaltar que, antes de optar pela plástica, a nova mamãe deve investir em um estilo de vida ativo e saudável. Após o parto, o recomendável é retomar a prática de exercícios e manter uma alimentação regulada, tudo orientado por profissionais das áreas. Caso isso não resulte na retomada do corpo, aí entra a cirurgia como uma aliada. Mesmo que você já tenha passado por essas etapas e esteja decidida a realizar um dos procedimentos, a última fase é consultar um cirurgião plástico para avaliar a sua situação.