Blog

  • Mentoplastia: como funciona e quais são as recomendações

    Cirurgia-plástica

     

    A mentoplastia é a cirurgia de correção do queixo, seja pelo seu realinhamento ósseo ou pela colocação de prótese. O procedimento é recomendado principalmente para pessoas que apresentam problemas de respiração e mastigação em decorrência da parte desalinhada. Mas a cirurgia também é indicada quando o paciente deseja um rosto mais harmonioso, uma vez que o aspecto do queixo é essencial para o equilíbrio dos traços da face.

    Antes de qualquer coisa, é importante destacar que, para que os problemas sejam realmente resolvidos, às vezes é preciso combinar a cirurgia do queixo com outras, como rinoplastia, operação na maxila e procedimentos odontológicos. Veja, a seguir, como funciona a mentoplastia e a sua recuperação.

    Realinhar o osso ou colocar uma prótese?
    O primeiro questionamento a ser levantado nas consultas com o seu cirurgião plástico é esse. A decisão depende do caso de cada paciente, porém, é importante estar informado sobre os prós e contras de cada técnica. A osteotomia, operação que mexe com o osso, é capaz de corrigir problemas tridimensionais, tem menor risco de infecção e apresenta mais benefícios para a respiração. Já o implante é mais propenso a complicações, mas pode ser a opção ideal quando o avanço necessário para o queixo é grande. A incisão para os dois tipos de operação, em geral, é feita dentro da boca e fica oculta.

    E a recuperação?
    Como toda cirurgia, a recuperação muda de paciente para paciente, mas o prazo varia de seis meses a um ano. O repouso é recomendado para as duas primeiras semanas e os três meses iniciais devem ser de alimentação líquida e pastosa. Uma dica para ajudar com o inchaço é fazer compressas frias de cerca de dez minutos diversas vezes por dia. Nessa fase, é recomendável que a pessoa comece a introduzir sessões de fisioterapia para melhorar a mastigação mais rápido.

    Por fim, só o seu médico pode orientar adequadamente se a mentoplastia é indicada para você ou não. Marque uma consulta para avaliação entrando em contato pelo (51) 3222-6939 ou (51) 99915-6232.