• Passos simples para ter uma boa cicatrização pós cirurgia

dreamstime_s_35386708

Depois da cirurgia o processo de cicatrização é um dos pontos de maior preocupação dos pacientes. Cicatrizes são o resultado de um processo complexo de cura de danos sofridos na pele. Todo processo de cirurgia plástica causa alguma cicatriz, entretanto com alguns cuidados e procedimentos é possível ter um certo controle sobre a sua formação.

Diversos fatores interferem no processo de cura, é tendo consciência deles e de como ajudar o corpo é possível minimizar as chances da cicatriz ficar feia ou incomodar. Os cuidados com o processo de cicatrização variam com o seu estágio, mesmo que originada de uma cirurgia. Num primeiro momento é preciso deixar a ferida respirar o máximo possível sem cobrir ela com óleos, cremes ou afins. Nessa fase seu corpo está produzindo fluídos reparadores, portanto deixe a natureza agir sozinha.

O mais correto a se fazer é manter a ferida levemente úmida, isso evita a coceira e auxilia em uma cicatrização mais efetiva. Existem alguns produtos e tipos de curativos que fazem com que isso aconteça.
    Não limpar demais a ferida também é importante para a cicatrização. Utilize limpadores específicos para isso, evitando utilizar água, sabonetes, fragrâncias e outros líquidos. Ao manter a ferida molhada por muito tempo a recuperação natural é prejudicada, pois impede a formação de uma nova pele.

Outro cuidado importante é evitar irritar a inflamação de qualquer forma. Não coce ou toque na ferida quando não for necessário, não respeitar isso pode fazer com que a cicatriz cresça e fique deformada. Períodos prolongados de exposição solar também prejudicam a cicatrização.

Além desses cuidados é importante ficar atento a infecções de bactérias, se a vermelhidão e o inchaço da região aumentarem, ou a ferida mudar de cor, procure seu médico rapidamente. Caso considere haver algum risco de infecção utilize os bactericidas para ferimentos encontrados em farmácias. Além disso, é necessário trocar os curativos toda noite, mantendo a higiene e a “respiração” da cicatriz.

Agora você já sabe quais cuidados ter para uma boa cicatrização. Se ficou com alguma dúvida deixe nos comentários. Se deseja realizar uma cirurgia plástica agende sua consulta, entre em contato pelo telefone (51) 3222-6939 ou pelo WhatsApp (51) 999-156-232.