Blog

  • Preenchimento Facial e Botox: quais as diferenças?

    lifting

     

    Com tantos procedimentos estéticos disponíveis no mercado, percebo que as pacientes ficam com dúvidas em relação às características de cada um, e em quais situações são mais adequados. O Botox e o Preenchimento Facial com ácido hialurônico são frequentemente confundidos, já que ambos são aplicados no rosto e têm o objetivo de rejuvenescer a aparência. Mas as formas de atuação e resultados das substâncias são diferentes, e vou explicar como cada uma funciona a seguir.

    Diferenças básicas
    A toxina botulínica, popularmente conhecida como Botox, age paralisando a musculatura. Ou seja, ela impede a movimentação e contração dos músculos que formam as rugas, prevenindo que elas apareçam ou suavizando as já existentes.

    Já o ácido hialurônico preenche áreas do rosto que perdem gordura com o passar do tempo.

    Áreas de aplicação
    O Preenchimento geralmente é feito em áreas do rosto que perdem ou têm pouco volume, como lábios, sulcos nas regiões do “bigode chinês” (ao redor e canto da boca), sobrancelhas, olheiras, mandíbulas, nariz, maçãs do rosto e queixo. Um de seus principais benefícios é o rejuvenescimento do rosto, apagando as marcas da idade.

    Além disso, o ácido hialurônico tem a capacidade de proporcionar uma harmonização facial. É feito um estudo do rosto da paciente e avaliado como o Preenchimento Facial pode fazer as proporções se tornarem mais simétricas e proporcionais e ressaltar características mais femininas ou masculinas nos rostos. Para quem tem medo de passar por cirurgias plásticas mas sonha com algumas mudanças, essa é uma ótima alternativa, capaz de oferecer resultados semelhantes.

    A toxina botulínica, por atuar nos músculos, pode ser aplicada nas rugas da testa, na glabela (espaço entre as sobrancelhas) e pés de galinha (na região dos olhos), rejuvenescendo e deixando a pele mais bonita.

    Quando usar cada uma?
    Existem dois tipos de rugas: dinâmicas e estáticas. As primeiras são responsáveis pelas marcas de expressão, aparecendo quando movemos o rosto. Já as estáticas são as que foram formadas permanentemente, visíveis mesmo com o rosto relaxado.

    O que recomendo é a aplicação da toxina botulínica nas rugas dinâmicas, o que irá impedir a movimentação que forma as rugas. Para as que já estão formadas, o melhor tratamento é o preenchimento com ácido hialurônico, pois ele preenche e suaviza os vincos e sulcos, além de proporcionar uma harmonização facial.

    É claro que devem ser avaliados casos específicos, já que as recomendações de aplicação podem variar de acordo com os resultados esperados. Por isso, entre em contato através deste link e vamos te ajudar!