Blog

  • Queloide: o que causa e como tratar

    keloid-1000x500

     

    Imagina passar por um procedimento cirúrgico com o objetivo de melhorar a aparência de uma parte do seu corpo e tempos depois surgir um relevo bem na cicatriz. Esse é o queloide, um problema que afeta muitas pessoas após passar por uma operação. Quando o assunto é cirurgia plástica, essa é uma preocupação ainda maior, já que uma cicatriz o menos perceptível possível é algo que a maioria dos pacientes busca. Mas o que é o queloide, quais as causas e como tratar? Confira todas as respostas no texto abaixo.

    O que é queloide?
    É o crescimento excessivo do tecido de uma cicatriz. Essa marca saliente é, na verdade, uma proliferação fibrosa que se forma em regiões de corte cirúrgico, acne, queimadura, vacina, perfurações de piercing ou ferimentos. No lugar da cicatriz lisa, a pele forma uma protuberância com coloração distinta.

    Quais as causas?
    Não existe uma grande causa como uma bactéria ou uma deficiência de nutrientes que provoque o queloide. O principal motivo para algumas pessoas apresentarem a cicatrização irregular e outras não é uma predisposição genética a isso. Em geral, peles negras têm maior tendência a desenvolver queloide. Mas você só descobre se tem essa propensão depois de passar por algum tipo de trauma como os que mencionamos anteriormente. Vale destacar que a condição não é contagiosa.

    Como tratar o queloide?
    Não existe uma forma de impedir que os queloides se formem, mas você pode mitigar os efeitos com algumas atitudes. Caso saiba que tem essa predisposição e vá passar por uma cirurgia, informe o seu médico. Assim, durante o procedimento, ele vai escolher o fio e fazer a sutura do melhor modo para que o queloide não se desenvolva. Se mesmo assim a cicatriz surgir alterada, o seu médico pode avaliar a melhor opção de tratamento para o seu caso. Existem pomadas, adesivos e injeções capazes de amenizar o aspecto.

    Se ficou com alguma dúvida, entre em contato pelo telefone (51) 3222-6939 ou pelo WhatsApp (51) 999-156-232 para agendar a sua consulta de avaliação.